O seguinte artigo de opinião foi publicado no Jornal O Povo, na edição de quarta-feira, 8 de janeiro de 2020. O texto "Para Curtir Fortaleza", assinado pelo secretário da Cultura Gilvan Paiva, versa sobre a programação cultural durante o período de férias na Capital cearense. O artigo também se encontra disponível no endereço virtual do jornal.
Para curtir Fortaleza
Fortaleza é uma Cidade de povo acolhedor e irreverente. É um lugar de encontros. Nas férias, tais características se fazem notar com ainda mais evidência e contagiam turistas e moradores. Aliado a isso, uma programação cultural diversa e descentralizada demonstra o quanto as políticas públicas vitoriosas implementadas na Capital cearense estimulam a ocupação dos espaços públicos e mobilizam artistas locais em eventos promovidos para todos os gostos e idades.
Já no início do ano, inaugurando a alta estação, o Réveillon de Fortaleza atraiu mais de 1,2 milhão de pessoas para a Praia de Iracema. O evento, considerado a segunda maior festa de réveillon do País, reuniu atrações musicais locais e nacionais, com ênfase especial em artistas de repertório autoral pertencentes à cena independente da Cidade. Continuando na Praia de Iracema, em janeiro, o Festival Férias na PI perpetua a praia como ponto aglutinador de uma programação musical gratuita e diversificada. Integrante do plano de ocupação e requalificação do bairro, o festival chega à sua terceira edição levando ao palco importantes artistas de Fortaleza e do Brasil.
Para além das festividades, diversos equipamentos culturais seguem com a programação regular – formativa, infantil, gastronômica, musical, conforme a especificidade de cada um. É o caso do Mercado dos Pinhões e do Mercado Cultural dos Pinhões, da Rede Cuca, das bibliotecas públicas municipais Dolor Barreira, Herbênia Gurgel e Cristina Poeta, entre tantos outros espaços. Também a Vila das Artes não fica de fora, com destaque para o Programa de Férias da Escola Pública de Audiovisual que oferece diversos cursos e oficinas para o público interessado.
De forma extensa e pujante, o calendário ainda segue. Já não é novidade, o Carnaval em Fortaleza e o período que o antecede são a época mais aguardada para muito foliões de diversos estados. É no chamado Ciclo Carnavalesco, nos meses de janeiro e fevereiro, que se encontra a Cidade em seu momento mais contagiante.
Assim, da virada do ano ao Carnaval, por aqui a festa é garantida. Durante esse período, viajar já não é a opção mais proveitosa para quem mora em Fortaleza. Junto a milhares de turistas, o cidadão fortalezense festeja e consolida a Cidade como o destino ideal para quem quer curtir as férias.
Gilvan Paiva
Secretário da Cultura de Fortaleza
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.