A Casa Barão de Camocim é uma das obras arquitetônicas mais antigas da Capital cearense, construída no final do século XIX. Pertenceu ao Barão de Camocim, Germiniano Maia, natural de Aracati, nascido em 2 de fevereiro de 1847, de onde veio, ainda jovem, para Fortaleza e se tornou um promissor empresário do ramo de tecidos importados.
Em função do seu valor simbólico e histórico-cultural, a Casa do Barão de Camocim foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural do Município, com programação voltada às artes visuais, manifestações artísticas, como desenho, pintura, design, escultura, gravura, artesanato, fotografia, vídeo, cinema e arquitetura, que encontram na centenária casa, espaços para realização e difusão integrada ao complexo cultural Vila das Artes.
A Casa do Barão de Camocim recebeu intervenções em sua estrutura, durante o ano de 2017. O projeto de reforma e restauro do espaço, contou com alterações nos pisos e paredes, com a substituição de madeiramento comprometido, com a instalação de banheiros e outras intervenções que capacitam o espaço ao uso da população.
Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 9h às 19h, sábado e domingo, das 10 às 17h
Endereço: Rua General Sampaio, 1632 - Centro
Telefone: (85) 3219.7373