A Prefeitura promove, de 9 a 11 outubro, no Teatro São José, o IX Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza. Realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a programação do evento contará com debates, palestras e mesas redondas, além de oficinas realizadas em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (IPHAN-CE) e com o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC). O evento é destinado, especialmente, a professores, estudantes, gestores públicos, produtores culturais, estudiosos da área de patrimônio e comunidade em geral interessada na temática, que poderão solicitar certificado de participação.

Clique aqui e se inscreva no Seminário*

*Inscrições online encerradas. Mediante disponibilidade de vagas, inscrições presenciais poderão ser realizadas durante o período de credenciamento do evento, das 13h às 17h de quarta-feira (09/10).

Com o tema “Gestão do Patrimônio e Cidades Inteligentes”, o IX Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza tem como objetivo discutir sobre as práticas preservacionistas em cidades inteligentes, relacionando, de forma transdisciplinar, o conceito de sustentabilidade, produção de conhecimentos e construção do espaço vivido. Confira a programação completa em: https://bit.ly/2n8e9AH.

Oficinas:

Prospecção Pictórica em Pinturas Parietais – Sondagem Cromática em Superfícies de Edificações Históricas, com Karen Carolina Silva Alves
Inscrições: http://bit.ly/2mulnyl
Número de vagas: 15
Data: 9 e 10/10
Horário: das 8h às 12h
Local: Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, nº 299 – Centro), no dia 9, e Casa de Frei Tito de Alencar (Rua Rodrigues Júnior, nº 362 – Centro), no dia 10

Introdução à Gestão de Coleções: princípios básicos de documentação em museus, com Prof. Me. Saulo Moreno Rocha (MAUC-UFC)
Inscrições: http://bit.ly/2kPOiN6
Número de vagas: 40
Data: 9 a 11/10
Horário: das 8h às 12h nos dias 9 e 10/10; das 13h às 17h em 11/10
Local: Museu de Arte da Universidade Federado do Ceará – MAUC-UFC (Av. da Universidade, nº 2854 – Benfica)

Introdução à Conservação de Acervos Compostos por Papel, com Carolina Concesso Ferreira (IPHAN-CE)
Inscrições: http://bit.ly/2m4nCbw
Número de vagas: 10
Data: 9 a 11/10
Horário: das 8h às 12h, nos dias 9 e 10/10; das 13h às 17h, em 11/10
Local: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará – IPHAN-CE (Rua Liberato Barroso, nº 525 – Centro)

O livro “Pedro e a Pedra” e a Educação Patrimonial, com Drª. Cristiane Buco (IPHAN-CE) e Jeferson Hamaguchi (IPHAN-CE)
Inscrições: http://bit.ly/2m22Itz
Número de vagas: 30
Data: 10/10
Horário: das 8h às 12h
Local: Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, nº 299 – Centro)

Caso o número de inscritos exceda a quantidade de vagas ofertadas, os participantes serão escolhidos mediante avaliação das informações submetidas na ficha de inscrição. Candidatos às oficinas devem necessariamente também se inscrever no IX Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza.