O que é Educação Patrimonial?

Fortaleza é formada por diversas comunidades que mantêm histórias, saberes, tradições e bens culturais próprios. Um dos grandes desafios de nossa cidade é fazer com que esses bens sejam reconhecidos por seu povo. Mas como fazer com que a população conheça sua própria história e entenda como sua preservação é importante para a nossa cultura?
Um dos objetivos da educação patrimonial é aproximar as pessoas dos bens culturais existentes, sendo ela uma proposta metodológica para o envolvimento da comunidade em um processo contínuo para a valorização, preservação, aprendizagem e identificação destes bens.
Como resultado destas iniciativas, espera-se o envolvimento das pessoas em um processo educativo e transdisciplinar, em que as áreas de conhecimento envolvidas possam despertar sentimentos de pertencimento e de consciência crítica perante a memória, a identidade e a cidadania, por meio de ações que possam ser realizadas de modo continuado.

Por que estabelecer uma educação para o patrimônio?

A educação patrimonial é pensada como uma forma de fortalecer o conhecimento e a valorização dos bens das comunidades. E uma forma de fazer com que isso aconteça é garantir a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (Lei nº 9394/96), em seu artigo 26, confirmando a necessidade de abrir nos espaços formais e informais de educação, nos currículos do ensino fundamental e médio, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, uma parte diversificada, em que se possa pensar sobre as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e das pessoas que acessam a educação (LDB, Lei nº 9394/96).

Onde pode ser desenvolvida uma ação de Educação Patrimonial?

Nas escolas, museus, galerias de arte, pontos turísticos da cidade, associações de bairro dentre outros espaços podem pensar e executar ações educativas e de formação de uma educação voltada para o patrimônio.

Como funciona a política da Secultfor para a pesquisa e Educação Patrimonial?

A Célula de Gestão em Pesquisa e Educação Patrimonial tem por objetivo desenvolver e encaminhar projetos voltados à educação para o patrimônio, a fim de atender às necessidades de formação e capacitação dos agentes educacionais acerca do Patrimônio Histórico.
Para que isso aconteça, o núcleo propõe uma série de ações que abrangem a realização de oficinas, seminários e cursos de capacitação; desenvolvimento de pesquisas históricas de bens imateriais e materiais (móveis e imóveis); promoção de projetos que viabilize as visitas aos locais de interesse histórico, cultural e artístico; além da difusão de materiais educacionais para a valorização e o conhecimento dos bens culturais de Fortaleza.