A Prefeitura de Fortaleza lança, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), o Programa de Formação em Produção e Gestão para Agentes Culturais. Centro Cultural Belchior, Vila das Artes, Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, Imparh e cada uma das três unidades da Rede Cuca receberão o Programa, que é parte do Edital das Artes de Fortaleza. Além de fomento à cultura por meio do apoio a projetos artísticos, o edital municipal dedica uma parcela de seu investimento à capacitação de agentes culturais. A ação se estende até o fim do mês de maio 2020 e oferece curso de capacitação para proponentes e artistas, além de auxílio tira-dúvidas em birôs de atendimento em equipamentos públicos das sete Regionais da Cidade.

Birôs de Atendimento

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, os Birôs de Atendimento contarão com monitores para auxílio sobre editais municipais, questões jurídicas, preenchimento de formulários, prestação de contas, prazos e outros assuntos. As atividades dos Birôs iniciam nos equipamentos das sete Regionais já a partir desta segunda-feira (03/02).

Inscrições abertas

O curso de Formação de Agentes Culturais, por sua vez, é composto pelos módulos temáticos “Políticas Culturais e Noções Gerais de Licitações, Chamamentos e Seleções Públicas”, “Elaboração de Projetos” e “Prestação de Contas”, que totalizam uma carga horária de 60 h/a. Apostila online com o material didático do curso pode ser acessada clicando aqui. Os interessados podem se inscrever e participar de um ou mais módulos.

Clique e acesse o formulário para o curso no Centro Cultural Belchior

Clique e acesse o formulário para o curso no Cuca Barra

Clique e acesse o formulário para o curso no Cuca Jangurussu

Clique e acesse o formulário para o curso no Cuca Mondubim

Clique e acesse o formulário para o curso no Imparh

Clique e acesse o formulário para o curso na Vila das Artes

Clique e acesse o formulário para o curso na Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira